Se você já importa produtos e matéria-prima ou deseja começar a importar, é provável que já tenha ouvido falar em trading company para realizar suas operações. No entanto, você sabe o que uma trading company faz e quais as vantagens de realizar suas importações por meio de uma? Importar no Brasil pode ser um desafio devido à burocracia e alta cobrança de impostos e, qualquer falha no processo pode desencadear vários problemas. Por isso, separamos a seguir os principais pontos que você precisa saber sobre o assunto. Confira!
O que faz uma trading company?
Uma trading company tem como objetivo facilitar o processo de importação e exportação e é especializada em cuidar dos trâmites burocráticos envolvidos. Diferente das Comerciais Exportadoras e Importadoras, as Trading Companies recebem um Certificado de Registro Especial, concedido por preencherem determinados requisitos, como:
– Registro especial na Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil S/A. (CACEX) e na Secretaria da Receita Federal, de acordo com as normas aprovadas pelo Ministro da Fazenda;
– Constituição sob forma de sociedade por ações, devendo ser nominativas as ações com direito a voto;
– Capital mínimo fixado pelo Conselho Monetário Nacional;
Como funciona a importação via trading company
O trabalho de uma trading pode ser realizado de diversas maneiras, trabalhando com operações por encomenda, onde o envolvimento se inicia na colocação do pedido, fechamento de câmbio e contratação de transporte, armazém e despachante, ou uma importação por conta e ordem, onde a trading fica responsável pela nacionalização da mercadoria no Brasil. Em ambas as modalidades, a trading traz diversas vantagens, que poderão ser vistas nos tópicos abaixo:
Vantagens para o seu negócio
- Redução dos custos
A contratação de uma trading company está diretamente ligada à redução de custos, como no caso do recolhimento de ICMS nas operações, onde existe possibilidade de redução de até 30% no desembolso total da importação. Esse fator, somado à assessoria completa e constante tornam o processo muito mais tranquilo e sem preocupações.
- Incremento na Margem de Contribuição
Somada a redução de custos, pode-se oferecer uma estratégia ligada aos tributos federais, como o IPI por exemplo, neste caso os clientes da trading company poderão utilizar o IPI como custo de suas operações, incrementando automaticamente a margem de contribuição das suas vendas.
- Planejamento Logístico
Com ampla experiência em comercio exterior, a trading apoia seus clientes na escolha dos melhores fornecedores, armazéns e principalmente no desenho da operação para importação pelo melhor porto de destino.
- Mais segurança
Alguns serviços oferecidos por trading companies trazem mais segurança para sua operação, como a inspeção, o seguro internacional e fretes com fornecedores de confiança. Enquanto isso, você só precisa aguardar sua mercadoria com tranquilidade e pode focar nos aspectos estratégicos da sua empresa.
Em resumo, a trading company tem o papel de diminuir os riscos, aumentar o resultados e agregar conhecimento nas operações de seus cliente.. Agora que você já sabe as vantagens que uma trading company traz para as importações, o seu trabalho será apenas receber o seu produto.
Ainda tem dúvidas? Fale conosco e saiba como a Connecta pode te ajudar nesse processo!